Luiz Fernando Paes
Perfil de abusadores Sexuais de Meninos.
O ano de 2016 foi marcado por escândalos com treinadores de futebol e crianças de sonham com ascensão social por meio do esporte. Houve denuncia em vários países, como Inglaterra, E.U.A, Espanha.
Após o silencio de muitos anos, ex atletas resolveram revelar todo o sofrimento por ter sido abusados sexualmente e as consequências por toda a vida.
Recentemente foi publicado em um jornal de grande prestigio o El Pais um treinador que por muito tempo abusava de meninos.
A denuncia começou após muito tempo de abuso cometidos por Miguel Ángel Milan, Sergio, filho de Sebastián Sánchez, um professor e árbitro de atletismo, talvez o melhor amigo de Millán em Alhama, havia começado a sofrer abusos. Tinha 12 anos. Os atletas mais veteranos viram nisso a grande oportunidade. Seus casos haviam prescrevido, mas o de Sergio poderia ser denunciado.
As histórias tem algumas coisas em comum como relatamos abaixo:
-Vítimas preferencialmente sensíveis, muitas vezes com problemas familiares e de lares instáveis.
-O vitimizador procura amizade com a família da vítima, quando constroem uma relação de admiração e amizade.
-Podem frequentar a casa da vítima. Esta é uma manobra para manter o menino sob controle, em silencio. Se descoberto o ataque, ele pode desacreditar a vítima ou ameaça-la.
- São dissimulados. Usam as pessoas para conseguir respaldo e assim atingir seus objetivos.
-Geralmente é uma pessoa de prestígio na comunidade, carismática, com grande poder de sedução.
-São muitas vezes pessoas encantadoras, cultas e brilhantes.
-Ocupam cargos nos quais podem influenciar jovens, manipula-los.
-Manipulam a vítima, a submetem a sua vontade. sem que a vítima esteja consciente disso, domina-a, deixando-a sem controle.
-A aproximação da vítima é gradual e sutil. Em algum tempo os assuntos das conversas passam a ser mais intensos e íntimos.
-O segredo passa a ser constante.
-O ataque causa choque na vítima, o que pode deixa-la sem reação, sem precisar de violência física.
-O abusador pode usar de argumentos psicológicos, convencimento de que seus atos
são normais ou demonstrações de amor.
-O abusador pode colocar-se com protetor, com figura paterna.
-Um relato de uma vitima de Mílan: " comigo fez todo o processo. Usa palavra, leva você para seu terreno, depois começam as massagens , as bolinações, ele tira a roupa e fecha o quarto com chave...Era o dia a dia continuadamente.
-Assim, meninos que sonhavam com a glória proporcionada por um esporte de prestígio, tiveram seu mundo destruído por um monstro.
- O professor norte americano, Willian J. Vahey, abusava de crianças, estudantes, em vários países por onde passou, após doma-las com medicamentos. Era um professor admirado por muitos.
Na hora do jantar dava lhes o remédio escondido, após a criança passar mal,, leva-as para seu quarto, onde ocorria o abuso.
Foi descoberto após um suposto roubo de seu computador com um pen drive com imagens de seus abusos.
A pessoa que estava com o material entregou-os as autoridades.
Suicidou-se após denuncias de mais de cem vítimas.
O mais grave para as vítimas dos abusos são o danos psicológicos para as vítimas.
Cuidados especiais de prevenção devem ser aplicados a esses meninos, dedicados, prontos para serem pessoas de sucesso por nenhuma razão devem ser usados como objetos sexuais.