sexta-feira, 28 de junho de 2013

Melhorar a Vida dos brasileiros é importante, Mas Precisamos Valorizar Mais a Vida.

Luiz Fernando Paes

O Brasil tem conseguido avançar e melhorar as condições
das pessoas menos favorecidas, diminuição da mortalidade infantil, acesso a bens de consumo essenciais entre outros. Enfim os pobres estão menos pobres. 

Em países desenvolvidos como os Estados Unidos,   a diferença entre as classes sociais tem se acentuado desde a  década de 70,  conforme pesquisa do congresso, 1% dos ricos americanos, tiveram suas rendas aumentadas em 300% entre 1979 e 2009.

O motivo do aumento da diferença entre ricos e pobres, nos Estados Unidos é devido impostos  recaem para as pessoas menos favorecidas, que pagam proporcionalmente mais impostos.

A elite americana que tem um forte influencia politica, apoiada pelo partido republicano, mais conservador, evita aumentar os impostos dos mais ricos,
e para  diminuir os gastos públicos,  cortam gastos  em  programas sociais, ao contrário da proposta do Presidente Obama, que prefere um aumento de impostos para os mais ricos.



 No Brasil,a classe média aumentou 50% desde o ano   2000 e 28 milhões de pessoas saíram da pobreza   extrema.

O aumento do salário mínimo, o bolsa família, estão sendo fundamentais para que o  Brasil tenha mais igualdade social além de mais acesso das pessoas mais humildes  a universidade,  contribui para que as pessoas sejam mais produtivas e melhorem o PIB brasileiro.


Porém, uma das prioridades para a melhoria da dignidade dos brasileiros:  mais valorização da vida.

A violência é citada em todas as  pesquisas como a principal preocupação do Brasileiro, cuja principal vítima é o o adolescente e o jovem, das populações mais humildes.

Os acidentes de transito, principalmente  de motos, tem tirado a vida de tantos brasileiros.

O crescimento econômico sustentável é o sonho de todos nós brasileiros, desde que traga qualidade de vida para todos e que venha acompanhado por esforços de toda a sociedade em tornar-lo  menos violento.  

 
 

sábado, 15 de junho de 2013

Generosidade é a Medida de Nossa Felicidade e Satisfação de Viver

Luiz Fernando Paes

O  ato de alguém estender suas mãos  tem um significado importante na vida das pessoas, é o que nos faz mais humano.

Estender as mãos é estar pronto para ajudar o outro em suas necessidades e assim faze-lo também mais humano, em seu momento de desespero, recupera sua esperança na humanidade.

Os seres humanos que marcaram a história foram extremamente generosos, é o caso de Ghandi, que libertou seu povo sem derramar uma gota de sangue.

Quanta generosidade de Betinho, o "Irmão do Henfil" , que dedicou sua vida a lutar pela erradicação da fo
me no Brasil.

É talvez por isso que a lei maior do cristão seja "amar ao próximo como a ti mesmo" ou a fé sem obras é morta, e também um grande santo  " quem tira dos pobres para  enriquecer-se, não tem direito a felicidade".

Triste é aquele que tem as duas mão estendidas, mas receber, mesmo com a barriga cheia, e conta bancaria "gorda".

A felicidade que você tem é proporcional ao tamanho de sua vontade de dividir com o outro, esta lei divina é universal e incontestável.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Não Podemos Ser Uma Fraude






Luiz Fernando Paes



Os adultos tem se manifestado de varias formas sobre o comportamento das crianças, dos adolescentes e dos jovens, no entanto podemos dizer que o comportamento daqueles que deveriam dar o exemplo, e contribuir de forma significativa para a formação das gerações seguintes.

Fala-se muito em crise econômica, mas a origem de todas as crises tem sua gênese na mudança dos valores ou melhor, na falta dele.



Afinal não são os adultos que governam o pais, algumas grandes empresas, banqueiros, investidores e que estão constantemente sendo investigados por ações ilícitas, que tanto lesam a sociedade?



Como podemos exigir dos outros comportamentos éticos quando muitas vezes não agimos de forma correta frente a tantas situações diárias?



Podemos observar pessoas que são ótimas como pais, mas que no ambiente social ou no trabalho

são verdadeiras fraudes ambulantes, fingindo ser o que não são ou buscando o poder e o lucro a todo custo.



Outras pessoas são extremamente gentis e honestas, mas quando estão em casa se tornam agressivas e arrogantes, faltando com respeito com todos e muitas vezes se orgulhando de ter casos extraconjugais.



Estamos em um tempo em que propõe homenagear as pessoas sinceras competentes, porém devemos lembrar que tais comportamentos não são méritos, deveriam ser a atitude mais comuns a qualquer cidadão ou cidadã, quando se espera que tenhamos uma sociedade mais justa e solidária.