quarta-feira, 13 de agosto de 2014

IDH, Indice de Desenvolvimento Humano

Luiz Fernando Paes

 Quando se mede O Índice de Desenvolvimento Humano de um País, se alguns índices fosse acrescentado, o Brasil poderia estar em uma posição mais privilegiada:

-Higiene corporal; somos os maiores consumidores de produtos de higiene corporal. O costume da grande maioria dos brasileiros é de pelo menos um banho por dia, o que não é comum em outros países, mesmo do primeiro mundo. Lavar as mão também é um ato do cotidiano nosso. Muitas doenças são evitadas com estes costumes.

- Uma grande dificuldade de brasileiros quando vão ao exterior é com relação ao cuidado com a manipulação de alimentos. Cabeça protegidas para evitar queda de cabelo no alimento, mão protegida ao entregar ao cliente, por exemplo, o pão, não se observa. É comum ver em países da Europa, pessoas que servem o alimento também recebem o dinheiro, as vezes ao mesmo tempo.
É um costume que mesmo a pessoa que mora não cultiva.

-Educação no trato com as pessoas e cordialidade; tratar bem as pessoas é quase uma regra.
Em muitos lugares fora do Brasil sofremos com a forma com que as pessoas se relacionam, mas há exceções.

A imagem que o estrangeiro tem do Brasil muitas vezes é equivocada e pautada no preconceito.
Muitos problemas que temos aqui, também existem em outros lugares.

Almejamos que problemas que temos aqui, como a educação formal, que precisa ser melhorada, depende de nós, e também de vontade política, mas ai já é uma outra conversa...