quinta-feira, 14 de julho de 2011

O desafio do mundo moderno


Luiz  Fernando Paes

Vislumbrar um mundo novo onde a tecnologias resolveria nossos principais problemas de ordem material , social ou educacional, logo se mostrou uma utopia.  
Quanto mais ocorrem os avanços tecnológicos, principalmente no processamento de dados, mais complexo ficam  o mundo e as relações humanas.
Houve avanços, mas  estes geraram muitos desafios que estão longe de chegar a uma solução ideal.
Com relação  à educação, o acesso  aos dispositivos de comunicação e de dados, como o que mais se popularizou, o celular com conectividade a internet, cria nos usuários, principalmente estudantes, uma sensação de  aquisição de conhecimento que fica superficial e não atende a suas reais necessidades, que fica apenas na informação rasa, sem comprometimento com um saber  estruturado e coeso.
No mundo atual, a tecnologia tem sido mais um aparato de controle sobre a vida das pessoas do que propriamente sobre a essência de sua liberdade e desenvolvimento de uma consciência coletiva, a serviço de um ser humano mais solidário e preparado para resolver os desafios  da atualidade.
A responsabilidade da escola é  essencial no que diz respeito a ensinar as crianças, adolescentes e mesmo adultos, como selecionar informações, sites, para que  elas realmente sejam útil a sua vida.
Mais do que em tempos anteriores a internet, os adolescentes precisam de ajuda para suas escolhas. Um exemplo claro disso é que no convívio com os estudantes, uma pergunta que faço sempre é qual sua fonte de informação sobre sexo.
 A resposta é rápida de grande parte deles: Internet via filme pornô, que antes acontecia de forma bem reduzida e limitada por algumas fotos, visto por poucas pessoas por ser de difícil acesso, como ir até a banca e pagar.
Hoje há um impacto muito grande, pois em pouco tempo a indústria de filmes eróticos se apropriou desse mercado milionário, colocando uma variedade imensa de material, mesmo de parafilia, que com um clique na tecla, de milésimos de segundos, coloca uma quantidade imensa de comportamentos sexuais,que em pouco tempo atrás na história, era inimaginável .
A importância da  preocupação com esse tipo de material na formação de crianças e jovens é que seu desenvolvimento intelectual não tem a maturidade para entender as cenas de sexo explicito, não só entre pessoas, mas de uma gama infinita de variações, onde o sexo comum, tradicional, tornou-se desinteressante para a maioria delas.
O compromisso da indústria pornográfica é bem claro e a quem ela serve todos sabemos.
Nossa preocupação é qual o significado do sexo  é transmitido para os jovens nestes filmes, principalmente como a mulher é tratada neste  contexto e em qual palco se encena  o que deveria ser uma riqueza da vivência sexual que pode haver  entre as pessoas quando o sexo é tratado de forma responsável.
Não podemos dizer que  o que é ensinado e aprendido nessas cenas,  visto  por jovens  e até mesmo crianças, seja aquele desejado por pessoas que almejam um mundo onde as relações humanas sejam comprometidas com a felicidade do outro, com seu bem estar e respeito mútuo.   
 Pensar que sem orientação de um adulto responsável, vão se preparar os pequeninos e jovens para uma sexualidade saudável é um engano.
Se os pais se acham despreparados para atender as demandas educacionais de seus filhos e a escola acredita que não é sua função orientar seus alunos para além dos muros da escola, quem educará  esses seres humanos para a vida?  Afinal de quem é a bola?


 

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