Resiliência, na psicologia é aquela pessoa que, mesmo em situação adversa, consegue avançar e seguir em frente e ser bem sucedido.
Existe uma frase muito usada, que exemplifica como é a pessoa resiliente:
Quando a vida lhe da um limão faça uma boa limonada.
Desde
de pequenos, somos desafiados por exemplo, a andar, mesmo com tantos
tombos, não desistimos.
Mas
parece que com o tempo, o medo passa a ocupar uma grande parte de
nossa vida.
Ao
invés de nos fortalecermos, o medo muitas vezes passa a governar
nossa vidas e nos impede de chegar mais longe, mas a capacidade do
ser humano de se reinventar é fantástica, e de descobrir, enxergar
não só obstáculos, mas oportunidades, crescimento.
Muitos de nós conhecemos pessoas que tinham tudo para não dar certo, nascida de família muito humilde e sem estudo, inserida em um mundo hostil, violento, injusto e cruel, em vez de viver em lamentações e lamúrias, se transformou na pessoa mais determinada da escola, a melhor aluna. Fez da educação e de alguém querido, que se dedicou integralmente a ela, a motivação para alcançar o bem estar social necessário para sua felicidade, com humildade e orgulho.
Não é simplesmente ter uma atitude positiva perante os problemas, é a ação, é na maior parte do tempo ativo e não vítima dos problemas.
É aprender com o erro e não apenas ficar se justificando, ou tentando achar um culpado, reconhecer a própria falha, ter a mente aberta para aprender com os tombos, estar pronto a enfrentar o que vem em seguida
Reconhecer o erro, descobrir o que precisamos melhorar, e adaptarmos a nova situação para nos transformar .
Os cientistas Steven Southwick e Dennis Charney, da Yale University School of Medicine, recomendam 4 estratégias comprovadas cientificamente para melhorar sua resiliência:
Faça exercícios Físicos, pelo menos uma vez por semana.
Aceite desafios.
Faça meditação.
Passe mais tempo com pessoas queridas que você admira.
Muitas vezes só ouvimos pessoas que tem posição e pensamento iguais ao nosso. Temos dificuldade para ouvir opiniões contrárias daquilo que acreditamos e isso pode ser a persistência que no levará ao fracasso.
Em um artigo da BBC, de Sydney Finkestein escreveu: "O desafio de resistência não é apenas sobre as nossas vidas de trabalho. Se você é como eu, você já pensou onde resiliência vem e se perguntou se estamos ajudando nossos filhos construir esta capacidade vital para seu futuro.
Acredito que temos motivo para se preocupar . Quando os pais ajudam seus filhos a navegar, a cada situação desafiadora , de ajuda "extra" com a lição de casa, para completar aplicações da faculdade para eles, os pais estão fazendo um desserviço incrível para seus filhos.
Os pais querem proteger seus filhos de falha, mas isso priva da oportunidade de praticar e não apenas uma habilidade de vida , mas uma habilidade trabalho essencial . Quando a auto-estima torna-se mais importante do que os resultados , estamos inadvertidamente treinando os jovens a tornar-se menos adaptável, não mais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que você visitou o meu blog!
OBRIGADO PELA SUA VISITA.