quinta-feira, 21 de abril de 2011

A educação sexual na educação infantil


Luiz Fernando Paes 

A sexualidade é um componente presente no ser humano desde sua concepção e tem a família como a primeira a transmitir por seus componentes seus valores e princípios, direta ou indiretamente. Por meio verbal, ações ou olhares, são passados as sua  visões de sexualidade,  preconceitos e tabus.
Após os primeiros anos de vida a criança passa a ter contato cada vez mais intenso com os ambientes exteriores à família. Novos valores são incorporados aos quais ela compara, concorda ou discorda.
Muitas vezes a família não esta preparada para responder todas as questões que ela traz no seu contato com outros adultos, seus amiguinhos de escola e a mídia.  Fica para escola o papel de discutir e refletir valores, conceitos sem interferir  na educação que a família transmite.
Na complexidade do mundo atual, a sexualidade sofre a influência das transformações dos costumes e da própria biologia  humana, como as meninas menstruando cada vez mais cedo, gravidez inoportuna, vida sexual precoce, doenças sexualmente transmissíveis.,acesso fácil a pornografia, via internet. Poucas famílias estão prontas para  preparar adequadamente seus membros para os desafios do mundo moderno. Assim cada vez mais diminuem a resistência as intervenções no campo da sexualidade.
Uma pesquisa do Instituto DataFolha, realizada em dez capitais brasileiras e divulgadas em junho de 1993, constatou que 86% das pessoas ouvidas eram favoráveis à inclusão de Orientação Sexual nos currículos escolares.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Educação infantil:" O choro e a construção da visão de mundo da criança".


As mães muitas vezes ficam inseguras diante do choro de seus bebês, principalmente nos primeiros meses de vida. Atender suas necessidades é a primeira preocupação da mãe diante do primeiro choro. É interessante como diante da atitude da mãe perante o choro vai desenvolvendo na criança   uma visão de mundo. Podemos citar três situações distintas: a criança  chora, quase que sempre, a mãe imediatamente larga tudo que está fazendo e atende a criança, em qualquer situação. Tal atitude pode “ensinar” a criança que o mundo é um lugar onde seus desejos devem ser imediatamente satisfeitos, onde não se pode tolerar a espera.  Um outro tipo de comportamento, a criança chora e quase nunca é atendida, pode estar com fome, molhada, com dor ou insegura. Com este comportamento, ela pode aprender que o mundo é um lugar desconfortável e inseguro, que suas necessidades essenciais não podem ser atendidas. Em um  terceiro caso, a criança é atendida assim que a mãe pode, sem um exagero de tempo. Assim ela vai aprendendo que o mundo é um lugar seguro e que muitas vezes é necessário esperar um pouco para que as coisas aconteçam. Um bom senso da mãe cria um clima de confiança entre mãe e filho(a), onde ambas se sentem confortáveis emocionalmente, o que é imprescindível para crescimento de pessoas saudáveis.

Criança não namora

A erotização infantil, promovida principalmente pela telvisão, com a finalidade de tornar cada vez mais cedo,  criança em consumidor, transforma a infância, produzindo adultos em miniatura. Convidado para  conversa com educadores/as em uma escola municipal sobre criança e desenvolvimento da sexualidade, aparece a grande preocupação da equipe: crianças de 3 anos de idade que se beijam, estão sempre juntas, é tratado pelos adultos como "namoradinhos",  ´pode ser considerado uma atitude saudável? Criança não namora. É preciso viver cada fase da vida com intensidade. A criança imita o adulto. Quando achamos "bonitinho" alguns comportamento impróprias para a idade, reforçam atitudes, que muitas vezes atropelam o desenvolvimento infantil. Criança tem que brincar muito e precisa de orientação de adulto para ter uma vida física e mental saudável. Logo acontecem as mudanças da adolescência, e toda a responsabilidade da vida adulta. Com toda a pressão para que ela se torne adulta, logo virá a vontade ser criança novamente.
Prof luiz Fernando Paes

terça-feira, 19 de abril de 2011

Educação Sexual Começará aos 5 anos para os ingleses

Fonte: BBC de Londres
O governo britânico anunciou nesta quinta-feira que uma disciplina que orienta alunos sobre temas pessoais, sociais e de saúde - o que inclui educação sexual - será obrigatória para estudantes da Inglaterra dos cinco aos 16 anos de idade. Nos primeiros anos, eles terão aulas sobre partes do corpo.
O ensino sobre reprodução humana só acontecerá quando as crianças já forem mais maduras.

O governo ainda está avaliando a melhor forma de montar o currículo com o que chama de "assuntos complicados".

Um estudo foi encomendado para melhorar o ensino da disciplina Educação Pessoal, Social e de Saúde (PSHE, na sigla em inglês). Hoje, segundo o governo, o tema é mal-abordado por professores.

Segundo uma pesquisa realizada pela BBC com mais de mil pessoas, dois terços dos entrevistados apóiam aulas sobre educação sexual para crianças a partir dos 11 anos.

O governo está preocupado com ausência de orientação na educação de alguns jovens, especialmente em temas como relações sexuais e abuso de álcool e drogas.

Aulas de ciência
Apesar do anúncio da mudança, nenhum detalhe sobre a nova estrutura curricular do ensino de educação sexual foi divulgado.

O governo ainda está esperando o resultado de outro estudo que indicará como a disciplina se tornará obrigatória na Inglaterra.

Hoje, apenas o ensino sobre biologia da reprodução e mudança dos corpos é obrigatório em escolas da Inglaterra, e acontece em aulas de ciência do primário.

No secundário, as lições são aprofundadas, mas muitos temas não são ensinados, como reprodução humana, atividade sexual, métodos contraceptivos, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e comportamento de risco.

"A vida moderna está ficando cada vez mais complexa e nós temos a obrigação de equipar nossos jovens com o conhecimento e a técnica para lidar com ele", afirma o ministro da Educação da Grã-Bretanha, Jim Knight.

"É vital que essa informação não venha de rumores do pátio do colégio ou de mensagens confusas da mídia sobre sexo."
Em outras nações da Grã-Bretanha, como no País de Gales e na Irlanda do Norte, a educação sexual já é parte do currículo.

A Grã-Bretanha tem o maior índice de gravidez entre jovens da Europa, com 27 nascimentos para cada mil mulheres entre 15 e 19 anos.

Segundo a entidade UK Youth Parliament, quatro em cada dez jovens disseram não ter recebido educação sexual na escola.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

TABAGISMO E ADOLESCÊNCIA

Mais do que impedir, a pergunta é: como evitar a iniciação pelo adolescente? Tempos atrás, o cigarro era objeto de desejo, glamourizado no cinema, nas propagandas, símbolo de independência e sedução, um estímulo e tanto para os jovens! O curioso é que atrás da atitude de auto-afirmação e aparente liberdade de escolha estava um minucioso jogo de manipulação, onde o objetivo era justamente ampliar o mercado de venda de cigarros através da conquista dos jovens, usuários fiéis e a longo prazo, de um produto que vicia e na verdade nada tem de glamouroso.
Só o fato de trazer isto à tona já ajuda, pois ninguém gosta de se sentir enganado e manipulado. Mas agora as estratégias de marketing estão mais sofisticadas, apesar do objetivo dos fabricantes ser o mesmo: vender seu produto. Assim, como dito em outro comentário, um ponto importante é não deixar de responsabilizar os fabricantes e ampliar as restrições já existentes ao marketing, mesmo indireto.
Outro ponto a discutir é o acesso aos cigarros, tanto pela proibição de venda a menores — que tantas vezes é descumprida — como pelo preço do maço no Brasil, um dos menores do mundo. Além disso, o visual atraente, com caixinhas de metal para colecionar, à altura dos olhos, tudo favorece a curiosidade e a facilidade de acesso pelo jovem.
As fases de experimentação e de vivência de novas emoções, com as angústias e incertezas desta etapa, trazem sim o risco da busca de satisfação através das drogas. Não é à toa que a maior parte dos fumantes tenha iniciado o tabagismo na adolescência, mas o que muitos deles não prevêem é que vão seguir fumando por mais uns 30 anos, apesar de achar que param quando quiserem. É quase como uma escolha de carreira!
E o pior é que se descobre depois que este prazer é fugaz, as angústias da vida não desaparecem ao fumar, e a saúde cobra seu preço.




*Mônica Andreis é psicóloga e vice-diretora da Aliança de Controle do Tabagismo
Fonte: Aliança de Controle do Tabaco

Para discussão

  1. Por que o fabricante de cigarros dirige sua atenção para os jovens, conforme o texto aponta?
  2. Conforme o texto, o que facilita o consumo do cigarro pelos jovens?
  3. A proibição de vendas de cigarros aos menores ajuda a diminuir o consumo entre os adolescentes? Comente
  4. Em sua opinião, mesmo sabendo dos perigos do cigarro, porque, tantas pessoas fumam?
  5. Escreva um texto, 30 linhas, para um amigo imaginário,que esta pensando em iniciar -se ao tabagismo.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Questões polêmicas: Criança, Separação e Morte

Muitas pessoas acham que não conversar com a criança sobre o assunto é o melhor maneira de tratrar do tema.
Quando a criança passa por experiências dolorosas, busca  explicações para os acontecimentos que a conforte emocionalmente. Esconder, mentir ou evitar falar sobre o assunto, se  percebemos que a criança esta angustiada, pode causar um medo exagerado da morte e desenvolver idéias fantasiosas. Tais atitudes poderão causar confusão na forma  de como  ela enfrentará  suas perdas futuras ou  separações.
Segundo   Esslinger e Kovács, no livro Adolescência: Vida ou Morte, falar com a criança, responder às perguntas dela e compartilhar a dor é a melhor forma de enfrentar essa situação de perda, uma das mais difíceis do ser humano.   Gilberto Dimenstein, escreveu para Foha de São Paulo como podemos lidar com a morte: Saiba que, ápos a morte de alguém que você ama, será preciso que você passe por algumas etapas.
- É normal que, logo após receber a noticia, você tenha dificuldades em aceitar o que aconteceu.
- Após aceitar a notícia, a pessoa vive o período de luto, você fica muito triste, chora e pode entrar em depressão.
- É importante que, nessa época, você não esconda os seus sentimentos. Se tiver vontade de chorar, chore.
- Procure ficar perto de pessoas que já tenham passado pelos mesmos problemas que você.
- Fique perto de outros amigos da pessoa que morreu. Vocês podem conversar sobre o assunto e um ajuda o outro.
- Não leve a sério conselho do tipo: " pare de chorar que ele está em uma vida melhor". Quem perde alguém sofre mesmo. E não há nada de errado nisso.
- Se você sentir saudades da pessoa e tiver vontade  de lembrar dela, faça isso. Leia cartas, ouçs os discos que vocês ouviam juntas, etc.  
- Não tente poupar as pessoas da dor.  Se alguém  lembrar do amigo no meio de uma festa, não fale: "pare de falar  nisso". Se for para a festa acabar, tudo bem.
- Com o tempo, você vai começar a superar a perda. Vai sentir saudades do amigo e ficar triste de vez em quanto. Mas vai perceber que a vida continua.
As boas lembranças da  pessoa que morreu é um grande conforto e acalma a alma.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Abuso sexual de crianças

O número de denuncias sobre abuso sexual de crianças tem aumentando significativamente, embora saibamos que a maioria dos casos  ainda não são denunciados.
Crianças sofrem solitariamente,  em grande parte dentro do próprio lar.
O controle do abusador sobre a criança nem sempre é tão eficaz e pode deixar marcas físicas ou sinais comportamentais que, quando percebidos devem ser investigados.
 Algumas dicas para ensinar as crianças como se proteger:
-Ninguém tem o direito de tocar as partes ìntimas de seu corpo. Diga não até mesmo a parentes e amigos que fizerem isto.
-Os adultos não devem pedir que você guarde segredo  daquilo que fazem juntos. Se alguém pedir guarde esse tipo de segredo, conte a seus pais, à professora, ou outro adulto, imediatamente.
-Não permita que alguém tire fotografias suas, parcial ou totalmente sem roupa. Se alguém sugerir   fazer isso ou lhe mostrar fotos de outras crianças nessa situação, fale com seus pais, à professora ou a outro adulto, imediatamente.
-Nunca abra a porta para alguém lhe oferecer presentes ou dinheiro.
-Nunca abra a porta para alguém, se estiver sózinho(a) em casa.
Nunca diga a alguém pelo telefone, que você esta sozinho em casa, nem responda a perguntas.
-Não é sua obrigação ajudar estranhos a procurar endereço, bicho de estimação, etc. É impróprio que os adultos procurem esse tipo de ajuda com as crianças.
- Você deve saber: como usar o telefone  em uma emergência, o número do telefone de sua casa e como usar o número de emergência.  Peça a seus pais  ensinarem a fazer  ligação de telefone público.
-Nunca entre no carro ou casa sem autorização de  seus pais. Se alguém disser "seu pai deixou", não  acredite.
- Você deve relatar aos seus pais, ao professor(a) ou a algum adulto se alguém fizer comentários tolos sobre sexo, mostrar figuras pornográficas ou fizer gestos obsenos ou que você não entenda.
-Você deve contar a seus pais se alguém lhe oferecer presentes ou dinheiro.
-Se Alguma coisa aconteceer com você, não tenha medo, procure alguém que você confie e conte tudo. esta pessoa pode ajudar você. Três regras básicas: saber dizer não. Afastar-se imediatamente! Contar a alguém!
Fonte: Quebrando o Silêncio, Educação Adventista.