Luiz Fernando Paes
A sexualidade é um componente presente no ser humano desde sua concepção e tem a família como a primeira a transmitir por seus componentes seus valores e princípios, direta ou indiretamente. Por meio verbal, ações ou olhares, são passados as sua visões de sexualidade, preconceitos e tabus.
Após os primeiros anos de vida a criança passa a ter contato cada vez mais intenso com os ambientes exteriores à família. Novos valores são incorporados aos quais ela compara, concorda ou discorda.
Muitas vezes a família não esta preparada para responder todas as questões que ela traz no seu contato com outros adultos, seus amiguinhos de escola e a mídia. Fica para escola o papel de discutir e refletir valores, conceitos sem interferir na educação que a família transmite.
Na complexidade do mundo atual, a sexualidade sofre a influência das transformações dos costumes e da própria biologia humana, como as meninas menstruando cada vez mais cedo, gravidez inoportuna, vida sexual precoce, doenças sexualmente transmissíveis.,acesso fácil a pornografia, via internet. Poucas famílias estão prontas para preparar adequadamente seus membros para os desafios do mundo moderno. Assim cada vez mais diminuem a resistência as intervenções no campo da sexualidade.
Uma pesquisa do Instituto DataFolha, realizada em dez capitais brasileiras e divulgadas em junho de 1993, constatou que 86% das pessoas ouvidas eram favoráveis à inclusão de Orientação Sexual nos currículos escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que você visitou o meu blog!
OBRIGADO PELA SUA VISITA.