quinta-feira, 14 de abril de 2011

Questões polêmicas: Criança, Separação e Morte

Muitas pessoas acham que não conversar com a criança sobre o assunto é o melhor maneira de tratrar do tema.
Quando a criança passa por experiências dolorosas, busca  explicações para os acontecimentos que a conforte emocionalmente. Esconder, mentir ou evitar falar sobre o assunto, se  percebemos que a criança esta angustiada, pode causar um medo exagerado da morte e desenvolver idéias fantasiosas. Tais atitudes poderão causar confusão na forma  de como  ela enfrentará  suas perdas futuras ou  separações.
Segundo   Esslinger e Kovács, no livro Adolescência: Vida ou Morte, falar com a criança, responder às perguntas dela e compartilhar a dor é a melhor forma de enfrentar essa situação de perda, uma das mais difíceis do ser humano.   Gilberto Dimenstein, escreveu para Foha de São Paulo como podemos lidar com a morte: Saiba que, ápos a morte de alguém que você ama, será preciso que você passe por algumas etapas.
- É normal que, logo após receber a noticia, você tenha dificuldades em aceitar o que aconteceu.
- Após aceitar a notícia, a pessoa vive o período de luto, você fica muito triste, chora e pode entrar em depressão.
- É importante que, nessa época, você não esconda os seus sentimentos. Se tiver vontade de chorar, chore.
- Procure ficar perto de pessoas que já tenham passado pelos mesmos problemas que você.
- Fique perto de outros amigos da pessoa que morreu. Vocês podem conversar sobre o assunto e um ajuda o outro.
- Não leve a sério conselho do tipo: " pare de chorar que ele está em uma vida melhor". Quem perde alguém sofre mesmo. E não há nada de errado nisso.
- Se você sentir saudades da pessoa e tiver vontade  de lembrar dela, faça isso. Leia cartas, ouçs os discos que vocês ouviam juntas, etc.  
- Não tente poupar as pessoas da dor.  Se alguém  lembrar do amigo no meio de uma festa, não fale: "pare de falar  nisso". Se for para a festa acabar, tudo bem.
- Com o tempo, você vai começar a superar a perda. Vai sentir saudades do amigo e ficar triste de vez em quanto. Mas vai perceber que a vida continua.
As boas lembranças da  pessoa que morreu é um grande conforto e acalma a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você visitou o meu blog!

OBRIGADO PELA SUA VISITA.