Saúde e prevenção
Luiz Fernando Paes
Ações de prevenção e redução de danos não são comuns em países que não olham sua população com um cuidado especial e tem consciência que atitudes preventivos podem gerar mais igualdade social e bem estar coletivo.
A vulnerabilidade social atinge principalmente as pessoas de baixa renda e os principais grupos de risco são crianças, jovens, idosos e pessoas com alguma deficiência ou com uma foma de viver sua sexualidade diferente dos padrões estabelecidos socialmente .
A saúde é um grande bem da humanidade e medidora da qualidade da vida das pessoas.
Segundo pesquisas, a principal queixa das pessoas mais humildes e a baixa qualidade dos serviços de saúde que a elas é oferecido.
Nos últimos anos o governo federal tem se preocupado um pouco mais com
a alimentação da população, o aumento do consumo de substâncias tóxicas
o sedentarismo, isto porque, com ações preventivas há uma redução dos gastos com tratamento, remédios e internações, mas falta estrutura melhor os serviços, mais hospitais, mais investimento.
Dinheiro parece não faltar, pois observamos pela própria propaganda oficial nos meios de comunicação, quantos bilhões estão sendo gastos nos preparativos para a copa do mundo de futebol e também nas falas governamentais sobre o sucesso da economia brasileira, aliás a sexta maior do mundo.
As politicas públicas de saúde devem atender as especificidades de casa setor da população
e assim diminuir o sofrimento daqueles que precisam e merecem condições melhores de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que você visitou o meu blog!
OBRIGADO PELA SUA VISITA.