domingo, 26 de agosto de 2012

A criança , a escola e o bullyng

Bullyng é um fenômeno tão antigo quanto interessante de se analisar.
Um ser vivo luta instintivamente para sobreviver, baseado em aquisições que favorecem seus sucesso como espécie.
A habitação, alimentação, reprodução, assim, algo tão importante quanto os outros itens: disputa pelo território.
No caso da espécie humana, a questão da habitação é relativamente simples, pois a tecnologia desenvolve, cada vez mais, habitações seguras e confortáveis, que nos protegem das intempéries, e confere também, assim como o automóvel, vestuário, um lugar na escala social.
Para o brasileiro, a alimentação é oferecida de forma variada, pois somos o país com a maior oferta de alimento em quantidade e qualidade, o que  falta para muitas pessoas são os recursos financeiros para adquiri-los.
 A reprodução deveria ser algo mais fácil de se resolver, visto que a quantidade de mulheres e homens no planeta é praticamente equilibrada,  mas não é tão simples assim, talvez devido a complexidade da mente humana...
Observem a quantidade de livros cuja temática é o relacionamento humano e as queixas
que um tem do outro. Mesmo no relacionamento entre dois homens ou duas mulheres, as dificuldades com a questões de gênero são complicadas, como nas relações entre uma mulher e um homem.
Nas disputas pelo espaço, a especie humana parece mais feroz que as outras.
Já no ventre materno de uma gravidez de gêmeos é acirrada, a concorrência por alimento oxigênio e espaço,
pode prejudicar um dos bebes ou até um deles não sobreviver as quarenta semanas intrauterina.
durante toda infância, vai existir pequenos conflitos, que podem ser resolvidos não, de acordo com a educação que cada um recebeu de casa e na escola.
Na adolescência e depois na fase adulta os conflitos pelo poder ficam mais evidentes  e se não enfrentados, podem fugir do controle dos pais ou da escola.
Conflitos de poder e o uso da força nas disputas pelo espaço acontecem principalmente, em casa na ausência
dos pais, ou criança  e adolescentes que recebem dos pais apoio incondicional para coisas que fizeram erradas dentro ou fora de casa.
A escola pode ser um ambiente facilitador ou não de bullyng.
Minha experiencia  de leituras e também a vivencia em escola, seja na sala de aula ou não, aponta que o conjunto espaço escolar geográfico, corpo docente funcionários e direção são determinantes para o combate aos abusos e resolução de conflitos,
no ambiente escolar.
Prédios escolares grandes dificultam a comunicação das pessoas e principalmente a organização por parte dos gestores escolares. Escolas menores favorecem o convivivencia, se forem classes pequenas melhor ainda. Tudo fica mais fácil, a atenção a cada estudante, ouvir e ser ouvido.
Aqueles que são vitimizados passam  a se sentir inseguros dentro da escola, passam a odiá-la, são vítimas solitárias e silenciosas, com a autoestima destroçada..
Precisamos criar mecanismos que não deixem os agressores impunes e principalmente procurar entender como, quando acontecem as intimidações, que códigos silenciosos os agressores usam para manter a vitima sob seu controle. Não é uma tarefa fácil, pois na maioria das vezes, tudo acontece nos intervalos das aulas,quando o professor esta de costas para a turma, escrevendo na quadro, ou na hora do intervalo.
Na busca de sua identidade alguns estudantes procuram se firmar no grupo ou disputar a liderança, por meio da humilhação daquele que oferece maior fragilidade e menor chance de resistência.
Geralmente as pessoas que praticam o bullyng tem dificuldade em noções básicas de hierarquia, dificuldade de aceitar o outro e aceitar que as pessoas são diferentes umas das outras, dificuldade de lidar e compreender seus próprios sentimentos ,em  aceitar limites.
Precisam ter bem claras as regras de boa convivência, entender que elas precisam ser cumpridas.
Entender que liberdade vem junto com maturidade e envolve responsabilidade e que a tirania é uma forma desumana de lidar com o outro, pois tira dele a chance de ser feliz.

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