sexta-feira, 14 de março de 2014

Mulher Moderna, a Um passo da exaustão


Qualquer um de nós podemos parar um pouquinho e pensar como é a vida da mulher atual. Vamos refletir um pouco no dia a dia de uma mulher que trabalha. Após um dia de trabalho, chegar em casa não significa necessariamente descanso. Pode ser que em casa esteja em uma carga de trabalho igual ou maior que a de seu local de trabalho e como uma empresa, um lar, precisa de organização para funcionar e a casa para se manter em ordem, da muito trabalho.

 O jantar, o cãozinho, roupas que precisam ser passadas e separadas, as contas da casa, as  crianças que querem atenção, o companheiro que muitas vezes não ajuda. Será que sobra algum tempo para relaxar, e
repor as energias para o dia seguinte?

 As mulheres simplesmente vivem em um estado constante de aceleração, adaptando seu tempo a uma demanda de coisas para fazer imensa, mas que custo?
Algumas se sentem até culpadas por estar em algum momento do dia descansando.
Acostumada a  estar "ligada" o tempo todo, parar para um descanso torna a irriquieta, tem dificuldade para relaxar e se concentrar.

Mas as mulheres, imersas no mundo do trabalho,  precisam compreender e estar conscientes das consequências do tipo de vida que estão envolvidas. Mais cedo ou  mais tarde a luz vermelha vai acender, indicando que ela pode estar a beira de algum problema de saúde.  Mesmo que passe algum tempo despercebido ou mascarado por outras questões da vida, a verdade é que o "corpo fala",  aquilo que muitas vezes nossa boca não quer falar.

A dificuldade ou incapacidade de relaxar decorre , em parte, da mudança de ambições. Cerca de 15 anos atrás , cerca de 25 por cento das mulheres consideravam um salário maior na carreira extremamente importante, hoje , 42 por cento das mulheres.

Em um mundo em que a poucos anos atrás, era somente dos homens os grandes cargos e o poder e embora ainda exista uma predominância masculina,  já vemos até presidentas de muitas empresas e de governos
( Brasil , Chile, Argentina, Alemanha), entendemos que é bem mais penoso para uma mulher mostrar sua competência e ser reconhecida.


As mulheres não estão apenas se esforçando para o sucesso, elas estão lutando por uma vantagem competitiva em um mercado instável e complexo. Muitas vezes trabalhando mais do que os homens, até o dobro, aprendendo o máximo que podem no menor espaço de tempo.


Nos dias atuais, para dificultar ainda mais o estado de relaxamento das mulheres, as as empresas e pessoal, mantem o funcionário conectado  vinte e quatro horas por dia.  Cerca de 83 por cento dos jovens adultos já dormiu com seus telefones celulares, de acordo com pesquisa norte americana,  o Pew Research Center,  30 por cento das mulheres consideram seus smartphones suas parte essencial de suas vidas . " Antes de smartphones e mídias sociais , você só podia se comparar com aqueles ao seu redor ", diz Larissa Faw , uma escritora que abrange questões milenares para as Comunicações EPM . " Agora você pode ver o que todo o mundo está fazendo em tempo real, fazendo você constantemente se sentir como que você deveria estar fazendo mais. "



A  psicoterapeuta canadense de Toronto Kimberly Moffit  diz : " Muitas vezes as mulheres evitam relaxar porque elas estão inconscientemente com medo de que se eles fizerem isso , elas vão ficar cara -a-cara com o que realmente está incomodando ", explica ela . Em outras palavras, não ter tempo de inatividade é igual a não ter que lidar . Mas este tipo de evasão emocional pode estar criando enormes picos de tensão mental de formação de hábito , adverte a psicóloga clínica Elizabeth Lombardo , Ph.D. , autora de "A You Happy : Sua Prescrição final para a felicidade" . 



Então a  conciliação de vida profissional e a pessoal pode ser mais sofrida do que parece. Estar no equilibro nestas faces tão importante da vida, requer muita sabedoria e a consciência de que nem sempre será fácil conciliar trabalho e casa.  Sabemos que as conquistas das mulheres vieram para ficar   e muitas outras virão. 
 Parabéns as mulheres . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você visitou o meu blog!

OBRIGADO PELA SUA VISITA.