Luiz Fernando Paes
As pessoas andam cada vez mais assustadas com a violência . As pesquisas tem mostrado que a violência já é a principal preocupação do cidadão e cidadã.
Quando falamos sobre violência estamos lidando com um tema da mais extrema complexidade, que envolve fatores individuais, sociais e governamentais.
A análise de um dos temas que relaciona violência e capitalismo trás um aspecto preocupante:
a violência movimenta mais de 40 bilhões na economia do pais.
Podemos pensar no efetivo da policia militar. Esta cada vez menor se comparado a segurança privada, com um aumento exponencial de empresas de segurança privadas. Os governos fazem um movimento no sentido de privatizar a segurança pública.
O medo assombra as pessoas, principalmente das grandes cidades, então se passarmos por um bairro de classe média, veremos cercas elétricas, muros altos, guaritas nas ruas com seguranças, carros blindados, a que custo?
Remédios contra depressão síndrome do pânico entre tantos outros
O custo difícil de computar esta dentro de casa, toda uma parafernália eletrônica por que temos medo de sair de casa, e saímos cada vez menos.
Mas talvez o maior dano seja o psicológico. Estes não tem como medir, esta impregnado em nosso corpo e em nossa mente.
Mas essa conta entre a quantidade de dinheiro que a violência gera e a o quanto se perde, principalmente o governo, não fecha, por que os prejuízos são imensos para todos os que sofrem a violência, psicológico ou material. Ela não vem com uma marca registrada, nem sempre é prática por
um bandido mal encarado, pode acontecer do agressor ser uma pessoa comum, tida até então como pacífica.
A violência urbana destrói aquilo que é essencial no ser humano que é viver em sociedade, torna a vida estressante e ameaçadora. A violência semeia desconfiança, inviabiliza o conceito de espaço público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que você visitou o meu blog!
OBRIGADO PELA SUA VISITA.