sábado, 29 de novembro de 2014

Pessoas Controladoras

Luiz Fernando Paes

Existem pessoas que acreditam que é possível manipular  a vida de outras pessoas a qualquer custo, seja com mentiras, chantagem emocional, pressão ou  influência de poder.

Trata-se de um equívoco, pois as complexidade dos relacionamentos humanos é imensurável e toda forma de controle é impossível e pode trazer consequências nefastas para todas as pessoas envolvidas.

Quem tenta controlar a vida de outra, acredita que sua verdade é absoluta, que tem a resposta para resolver o problema dela, e que vale a pena se valer de qualquer recurso para atingir seus objetivos, mesmo que escusos.

Se o argumento  da pessoa que tem esse perfil é incipiente, provavelmente ela esta equivocada mas tentará influenciar todas a pessoas envolvidas a qualquer custo e um bom recurso é apelar para a pressão emocional, como acredite em mim, eu te amo muito, ou se você ficar com ele/ ela não te ajudarei mais financeiramente.

Não há nada que substitua a liberdade de escolha, o direito a ser responsável pelo  próprio destino.


Como disse ogrande mestre Foulcalt:

 “Não há exercício do poder sem uma certa economia dos discursos de verdade que funcionam nesse poder, a partir e através dele. Somos submetidos à produção da verdade e só podemos exercer o poder mediante a produção da verdade.” [1] (Foucault, 2000, p. 28-29).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você visitou o meu blog!

OBRIGADO PELA SUA VISITA.