quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Brasil, pais Feliz?

Luiz Fernando Paes

Quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil pela primeira vez, com o objetivo de ocupar a nova conquista da Coroa portuguesa, os navegantes ficaram vislumbrados com o que viram.

O primeiro impacto foi acharem que tinham chegado ao paraíso terrestre.

Deste momento em diante, começa a se delinear os contornos do que seria mais tarde, a nação brasileira.

Hoje, passados 515 anos, muitos traços desta época permanecem intactos, e marcaram definitivamente o perfil do "caráter" do  brasileiro.

Uma dela é como foi distribuído o espaço e para quem foram dadas a terras, que se constituíram, ao longo do tempo em propriedades.

Grandes latifúndios se formaram, Famílias começaram a dominar o cenário politico e econômico, consolidando seu poder ao longo de todos esses anos, coordenados por um patriarca, chamado com orgulho de "coronel", influenciou a formação de instituições, politicas econômicas e sociais.

Os conflitos de interesse foram se consolidando entre o direito de poucas pessoas ou corporações a um grandes porções de terra e o direito da grande maioria possuir um pedaço pequeno de terra para plantar ou construir sua casa?

É interessante refletir que o Brasil tendo um dos maiores territórios do planeta, milhões de pessoas
não tem uma casa para morar, enquanto uma única pessoa é dona de 80  fazendas, algumas delas maiores que cidades.

Longas e antigas discussões se fazem em torno da questão sobre como seria este pais se não tivessem sido os portugueses   a dominarem estas terras, visto que chegaram aqui também franceses, holandeses, na tentativa também terem suas partes de território.

A pergunta mais acertada a se fazer sobre o povo que ocupa outra terra seria qual o motivo da ocupação e nem tanto qual o povo. No caso brasileiro, a intenção de Portugal era de exploração de recursos naturais e mesmo para enviar para cá pessoas com problemas na justiça, órfãos entre outros,
Não consta que outras nações europeias tinhas intenções diferentes dos portugueses.

A ocupação do território ao norte do continente americano se deu de forma diferente, ingleses irlandeses, vinham da Europa fugindo de perseguição religiosa e enquanto na America do   Sul,     padres vieram ensinar prioritariamente a religião e em segundo plano, outros conhecimentos, no Norte,    professores vinham para ensinar e preparar para a formação de uma  nova nação e em  segundo plano, a religião.

É muito interessante pensarmos em um pais multi étnico, que com o passar dos anos foi se tornando cada vez mais complexo culturalmente e muitas nações tem sua cumplicidade, em todos os aspectos de sua formação se juntaram aos índios  nativos e africanos e portugueses.

Se no incio ela foi uma colonia de exploração, posteriormente, principalmente próximo ao século XVIII,  o Brasil passou a receber pessoas de toda a Europa, Asia, por motivos variados, mas principalmente fome e guerra. exemplo Americana, Nossa Odessa e Santa Barbara, vindos dos E.U.A por motivos políticos e guerra separatista ,   Castro e Holambra vindos da holanda, Comunidade Helvétia (Indaiatuba) Suiços, Penedo vindo da Irlanda, Valinhos, Vinhedo,  Itatiba e várias cidade do sul, Blumenau, Pomerode,Alemães,

Toda essa variedade étnica e cultural se incorporou na formação da nação brasileira, com suas contribuições na culinária, linguagem,dança, muitas entre tantas outras características.



www.Pesquisa.com

O Café e a Imigração - Que História É Esta?   Autor: Freitas, Sonia Maria de
   Editora: Saraiva

 Cem Anos de Imigração Japonesa - História , Memória e Arte   Autor: Tanno, Janete Leiko; Okamoto, Monica Setuyo; Hashimoto, Francisco
   Editora: UNESP

 Os Judeus no Brasil - Inquisição, Imigração e Identidade   Autor: Grinberg, Keila
   Editora: Civilização Brasileira

 Sobô - Uma Saga da Imigração Japonesa   Autor: Ishikawa, Tatsuzo
   Editora: Ateliê

 Atlas da Imigração Internacional de São Paulo 1850-1950   Autor: Bassanezi, Maria; Scott, Ana; Bacellar, Carlos A. Prado
   Editora: UNESP

 Cartografias da Imigração - Interculturalidade e Políticas Públicas   Autor: Jardim, Denise Fagundes
   Editora: UFRGS

 Políticas de Imigração na França e nos Estados Unidos   Autor: Reis, Rossana Rocha
   Editora: Hucitec

 Sol Nascente - Um Relato Foto - Histórico - Geográfico da Imigração Japonesa   Autor: Kuazaqui, Edmir; Kuazaqui, Edna
   Editora: Marco Zero

 A Grande Emigração - O Êxodo dos Italianos do Vêneto para o Brasil   Autor: Franzina, Emilio
   Editora: UNICAMP

 A Imigração Italiana no Brasil - Coleção Que História É Esta ?   Autor: Bertonha, Joao Fabio
   Editora: Saraiva

 A Política Portuguesa de Emigração - Coleção História   Autor: Pereira, Mirian Halpern
   Editora: EDUSC

 História oral da imigração libanesa   Autor: Gattaz, A. C.
   Editora: Pontocom

 História oral de Chilenos em Campinas   Autor: Fernandez, V. P. R.
   Editora: Pontocom

 Centenário da Imigração Japonesa no Brasil   Autor: Faccio, Matheus; Ohno, Massao
   Editora: Larrouse Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você visitou o meu blog!

OBRIGADO PELA SUA VISITA.