Luiz Fernando Paes
Nos últimos anos temos visto uma preocupação com o ensino no Brasil. Resgatar o valor do professor é um grande passo para quem sonha com um país mais humano e justo.
O professor dos primeiros anos escolares, é o que tem o maior desafio. Ensinar a ler e escrever é uma tarefa maravilhosa e marca profundamente a vida de uma criança.
A passagem do mundo familiar e doméstico para o mundo social se dá na escola e a escrita é uma ferramenta que insere o ser humano ao processo cognitivo, proporcionando o acesso a um conhecimento mais elaborado e científico.
O educador com sua paciência e dedicação, acompanha os primeiros passos da criança. Em uma construção contínua, leva-a de cada letra do alfabeto às palavras. As palavras a transporta ao fantástico mundo do conhecimento, onde as possibilidades são infinitas.
Passo a passo, a criança vai se descobrindo e descobrindo a complexidade do mundo, tendo com interlocutora os sons das palavras ou a língua de sinais, para interpretar os acontecimento e fatos que a cercam, dando significado a sua existência.
No percurso de minha experiência na educação, sempre me encanta o entusiasmo de educadores infantis, sua trocas de experiência, o brilho nos olhos ao falar da aprendizagem de seus educandos.
Maravilhados, apesar das dificuldades, com cada conquista dos pequenos.
Aqui cabe bem uma frase a esses professores: " Se não morre aquele que planta uma árvore e escreve um livro, com muito mais razão não morre o professor que planta o amor e escreve na alma".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que você visitou o meu blog!
OBRIGADO PELA SUA VISITA.